A Prefeitura de Senador Amaral, no Sul de Minas, tornou o ‘morango do amor’ como patrimônio cultural imaterial. O município é um dos maiores produtores da fruta no estado e teve a economia bastante movimentada após o doce viralizar nas últimas semanas.
A cidade de seis mil habitantes cultiva morangos em 420 hectares com impressionantes 21 milhões de pés, gera 32 mil toneladas anuais, segundo dados da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais.
Em vídeo publicado no Instagram, a prefeitura destacou: “O morango do amor agora também representa história e orgulho. Valoriza quem planta com o coração”. A decisão ocorre após um concurso que elegeu a variedade mais saborosa e antecede a tradicional Expomorango, marcada para 14 a 16 de agosto.
Cidade quer ‘morango do amor’ como patrimônio estadual
Além dos morangos (agora patrimonializados), o município sustenta-se com batata, brócolis e flores. O título municipal é o primeiro passo: a prefeitura já encaminhou documentação ao IEPHA-MG para buscar reconhecimento estadual do morango do amor até o fim de 2025.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.
