Uma onda de calor que se forma na Argentina deve elevar os termômetros em Minas Gerais e mais seis estados brasileiros nos próximos dias. De acordo com a MetSul Meteorologia, algumas regiões podem registrar máximas de 40°C até segunda-feira (1/12).
O Triângulo Mineiro será a área mais afetada pelo calor intenso. Em Uberlândia, os termômetros devem superar os 37°C, podendo alcançar os 40°C em cidades na região do Pontal. Belo Horizonte também terá um fim de semana quente, mas com temperaturas mais amenas em relação a outras regiões. Os índices podem chegar aos 33°C no domingo.
O fenômeno é explicado por uma “cúpula de calor”, um sistema meteorológico caracterizado por uma zona de alta pressão que permanece estacionária sobre uma região, funcionando como uma tampa que retém o ar quente. A onda está localizada no norte da Argentina, onde se esperam temperaturas entre 40°C e 43°C.
Além de Minas Gerais, os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro também terão temperaturas elevadas nos próximos dias. Na capital paulista, os índices podem chegar aos 35°C, enquanto no RJ os termômetros podem atingir 39°C.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.







