Uma massa de ar frio de origem polar deve atingir o Brasil entre os dias 29 e 30 de maio, marcando a primeira onda de frio de 2025. Com isso, muitos questionam se a ‘onda’ pode atingir Minas Gerais, e principalmente, a Grande BH.
Segundo o Climatempo, o fenômeno terá maior impacto no Sul do país, com temperaturas mais baixas também no Sudeste, Centro-Oeste e partes da Região Norte, como Rondônia, Acre e Sul do Amazonas.
Diferentemente de massas de ar frio que se deslocam pelo oceano, esta é continental — ou seja, se move pelo interior do continente, com ar mais seco e potencial para resfriamento intenso em áreas distantes do litoral. Esse tipo de massa é responsável por levar frio ao interior do Sudeste e Centro-Oeste, além de causar a “friagem” em partes da Amazônia.
Como vai funcionar a ‘onda de frio’ em Minas?
Em Minas Gerais, o efeito da onda de frio será moderado: o Sul do estado pode registrar até 7°C nas madrugadas, enquanto a Grande BH terá aumento de nebulosidade no fim de semana, sem queda significativa nos termômetros.
Nas regiões do Triângulo, Norte e Noroeste mineiros, o tempo permanecerá ensolarado. A Zona da Mata pode ter chuvas isoladas.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.