Todos os municípios de Minas Gerais estão em alerta para chuvas intensas e ventos fortes nesta sexta-feira (2), segundo aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A maior parte do estado – 790 cidades, o equivalente a 93% do território – está sob alerta laranja, que prevê temporal com acumulados de até 100 mm ao longo do dia, ventos que podem chegar a 100 km/h e possível queda de granizo. As demais localidades permanecem em alerta amarelo, que também indica risco significativo.
As regiões mais atingidas pelo alerta laranja são o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Jequitinhonha, a Grande Belo Horizonte, além das áreas Central, Noroeste e Sul do estado. O volume de 100 mm de chuva equivale a 100 litros de água por metro quadrado, capaz de provocar alagamentos e enxurradas.
No alerta amarelo, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm no dia, com ventos de até 60 km/h. Embora o risco seja considerado menor, ainda há possibilidade de interrupção no fornecimento de energia, quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
Diante da previsão, o Inmet reforça orientações de segurança: em caso de rajadas de vento, a população não deve se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de quedas e descargas, nem estacionar veículos próximo a torres de transmissão ou placas de propaganda. Se possível, é recomendado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em situações de emergência, os contatos são a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).








