Um urologista de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, viralizou nas redes sociais após remover de 35 pedras da bexiga de um paciente que bebia três litros de refrigerante por dia.
Thales Franco de Andrade realizou a cirurgia em Capinópolis, na mesma região, publicou um vídeo mostrando pedras maiores que o habitual em seu perfil no Instagram.
O paciente, que sofria há anos com sensação de peso e dificuldade para urinar, havia feito exames preliminares que não detectaram a quantidade real de cálculos. Inicialmente, planejava-se um procedimento a laser, mas a equipe optou por cirurgia aberta devido à gravidade do caso.
“As pedras estavam dentro da bexiga do paciente, que tinha uma próstata metade de tamanho, uma estenose com um fechamento no canal urinário. Logo, ele fazia um recibo urinário elevado, aumentando a precipitação desses sais minerais dentro da bexiga, onde foram formados ao longo de anos e essas pedras de tamanhos variados“, disse o médico.
Paciente que teve pedras retiradas em Minas terá que diminuir a quantidade de refrigerante, diz médico
Andrade destacou que a acidificação da urina, o excesso de cálcio e o alto nível de oxalato são fatores de risco para o desenvolvimento de cálculos. Apesar do sucesso da cirurgia, o especialista reforçou a necessidade de mudanças nos hábitos do paciente, como hidratação adequada e redução no consumo de refrigerantes.
“Não adianta só tratar aquelas pedras. Ele precisa mudar os hábitos de vida. Esse paciente, em especial, como ele tinha esse estreitamento da uretra, já foi corrigido o estreitamento da uretra dele. Esse é um dos motivos que ele vai permanecer por essa sonda durante uma semana, possibilitando assim uma melhor qualidade de vida. Então você vai conseguir esvaziar melhor a gente está tratando a próstata. A ideia é ele diminuir a quantidade de refrigerante”, finalizou.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.