A região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul enfrenta uma enchente de proporções históricas. Moradores e meteorologistas consideram os alagamentos como ‘a maior catástrofe da história’. O rio Taquari, em Lajeado, está elevado em 33 metros acima do nível normal.
A intensa correnteza da manhã desta quinta (2/5) resultou no desprendimento da balsa de Santa Tereza, deixando a embarcação à deriva. A balsa passou pelas cidades de Colinas e Arroio do Meio antes de chegar a Lajeado, onde colidiu contra a ponte da BR 386.
Imagens capturadas por Mateus Souza, cinegrafista do site A Hora, registram o momento em que a balsa colide contra a ponte, se parte ao meio e tem sua estrutura lançada ao ar.
Informações preliminares indicam que não havia pessoas na balsa no momento do incidente. Os trabalhadores já haviam evacuado o local antes do desprendimento da embarcação.
As chuvas também estão atingindo outras regiões do Rio Grande do Sul, como o Centro e a Grande Porto Alegre, na qual já registra enchentes pelo escoamento de água no Vale do Taquari.
Bombeiros de Minas irão ajudar no Rio Grande do Sul
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) enviou ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul. Um avião decolou por volta das 15h no Aeroporto da Pampulha, em BH, com os primeiros militares. Ao todo, o efetivo será composto por mais de 30 bombeiros.
“O Governo de Minas Gerais, por meio do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) e da Secretaria de Saúde (SES-MG), envia, na tarde desta quinta-feira (2/5), equipes de apoio ao Rio Grande do Sul. O objetivo é prestar auxílio necessário nas ações de busca e salvamento de vítimas das inundações provocadas pelas recentes chuvas que atingiram o estado. Nesta quarta-feira (1/5), dois profissionais da Defesa Civil de Minas Gerais já se deslocaram ao estado para iniciar os primeiros trabalhos”, afirmou o Estado.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.
[…] A população gaúcha precisa da ajuda de todos os brasileiros. Praticamente todas as regões do Rio Grande do Sul foram afetadas pelas tempestades que atingem o Estado desde o final de abril. […]
[…] Com o nível do Lago Guaíba ultrapassando os 4 metros, a cidade de Porto Alegre encontra-se submersa pelas águas da chuva nesta sexta-feira (3). A capital gaúcha vem sofrendo com as intensas tempestades que assolam o Rio Grande do Sul desde o início da semana. […]
[…] Desde o início desta semana, fortes chuvas têm atingido o Rio Grande do Sul. Os intensos eventos climáticos levaram o governo local a decretar estado de calamidade pública. Até a manhã desta sexta-feira (3), foram registrados 31 óbitos e 74 desaparecidos no território gaúcho. […]