A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do INSS podem procurar uma agência dos Correios e consultar se houve algum desconto associativo não autorizado. Para isso, basta levar apenas um documento de identificação oficial com foto. Não é necessário extrato, contracheque ou comprovante de inscrição.
Nas agências, é possível saber se foi feito algum desconto, contestar débito não autorizado ou confirmar a cobrança. Quinze dias úteis após a contestação, é possível saber o resultado do processo e analisar a documentação apresentada pela associação. Todo o atendimento é gratuito, sem prazo final para solicitar o ressarcimento, como destaca o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.
A expectativa do governo é atender dois milhões de pessoas em mais de cinco mil agências habilitadas. Vinte mil funcionários da instituição passaram por treinamento.
O governo planeja ainda fazer uma busca ativa por beneficiários, com atendimento em lugares mais distantes, como comunidades ribeirinhas.
Operação contra fraudes no INSS
No último dia 23 de abril, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram a Operação Sem Desconto, que investigou um esquema de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões, da ordem de R$ 6,3 bilhões.
O caso resultou na demissão do então ministro da Previdência Carlos Lupi, na exoneração do então presidente do instituto Alessandro Stefanutto, e no afastamento de quatro dirigentes da autarquia e de um policial federal lotado em São Paulo.
Aposentados e pensionistas registraram mais de 1,6 milhão de pedidos de reembolso de descontos não autorizados feitos por entidades associativas.
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