Uma criança de aproximadamente 8 anos precisou ser resgatada na tarde desta terça-feira (24) após ficar à deriva em alto-mar dentro de uma bola de plástico em Ubatuba, no litoral de São Paulo.
Tripulantes de uma lancha que retornavam para a Praia do Lázaro avistaram o menino em desespero, se debatendo dentro da bolha. Os tripulantes da segunda lancha que aparece no vídeo conseguiram amarrar um cabo ao redor da bola e trouxeram o menino até a costa. Eles evitaram abrir a boia por medo de que a criança se afogasse.
Com o uso de um cabo de aço, um homem e dois marinheiros puxaram a bola até a lancha e levaram o menino de volta à praia, onde ele foi entregue aos responsáveis.
Autoridades de Ubatuba alertam para risco de bolhas
Não há informações detalhadas sobre o estado de saúde da criança, mas segundo relato de uma pessoa que testemunhou o resgate, a criança passa bem. O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) de Ubatuba informou que não participou da ocorrência, e o caso não foi registrado oficialmente.
Nas redes sociais, o órgão fez um alerta para que as crianças somente entrem na água acompanhadas de um adulto, com a distância de no máximo um braço. Outra recomendação é não usar bolhas infláveis, pois esses objetos transmitem uma falsa sensação de segurança e que podem ser levados pela ação do vento.
De acordo com os boletins mais recentes, os bombeiros fizeram 97 salvamentos entre os dias 16 e 22 de dezembro. Ao todo, 12 crianças foram encontradas pelas autoridades no litoral de São Paulo durante o período de alta temporada.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.