Um peixe com ‘dentes humanos’ foi pescado em Anchieta, no Sul do Espírito Santo, e viralizou nas redes sociais. Uma família de BH comprou o peixe e só percebeu a ‘dentadura’ quando o animal já estava indo para a grelha. Com a dúvida, a turista Paula Moreira fez um vídeo se perguntando que peixe era aquele e a publicação já passava de cinco milhões de visualizações nesta sexta-feira (10). (veja vídeo no fim da matéria)
“Não, mas dente assim? Igual dentadura? Olha aqui! Parece dente de gente, sem brincadeira. Quê isso? Não dá uma gastura?”, narrou a mineira no vídeo.
Em outras imagens, a família aparece brincando com o peixe antes de levá-lo para a grelha. A aparência curiosa do peixe não foi empecilho para que a família saboreasse o pescado.
Além do sargo-de-dentes, a família comprou outros dois peixes: corvina e pescada. Os três custaram R$ 300.
A princípio, Paula colocou o vídeo apenas para os amigos. Mas depois de tantos pedidos, ela publicou as imagens e percebeu que muita gente tinha a mesma dúvida.
Por que o peixe que família de BH pescou tem ‘dentes humanos’?
O sargo-de-dentes (nome científico Archosargus probatocephalus) tem esse nome devido ao seu conjunto peculiar de dentes, que são usados para esmagar e moer a comida, e que se parecem com a arcada dentária de um ser humano, vista com a boca um pouco aberta.
O material dos dentes é composto por enameloide e dentina, sendo essa última igual a dos dentes humanos. Apesar disso, os peixes não mordem pessoas que se aproximam deles.
Os sargos são encontrados ao longo da costa atlântica, desde o sul do Canadá até o Rio Grande do Sul, sendo mais comum nas regiões Sul e Sudeste. A carne é conhecida no mercado de pescados pela alta qualidade. O animal pode chegar até 90 centímetros e pesar quase 10 quilos.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.