O Governo Federal anunciou nesta sexta-feira (3), o adiamento das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) em resposta à tragédia causada pelas intensas chuvas no Rio Grande do Sul na última semana. A decisão será divulgada pelos ministros Paulo Pimenta (Secom) e Esther Dweck (Gestão e Inovação) em uma coletiva de imprensa programada para as 15h.
De acordo com o calendário do exame, as provas seriam realizadas neste domingo (5) em todo o Brasil. Mais conhecido como “ENEM dos Concursos”, a União oferece 6.640 vagas, é o maior processo seletivo para o serviço público na história do país. A nova data para a realização do Concurso Nacional Unificado ainda não foi definida.
Concurso Nacional Unificado em Minas
As provas estão agendadas para acontecerem em 243 locais de provas e 26 municípios de todas as regiões do estado.
São eles: Almenara, Araçuaí, Araxá, Belo Horizonte, Betim, Contagem, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Itajubá, Ituiutaba, Januária, Janaúba, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Muriaé, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Pirapora, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia.
Mesmo com o adiamento, os locais de prova deverão permanecer os mesmos.
Chuvas no Rio Grande do Sul
Desde o início desta semana, fortes chuvas têm atingido o Rio Grande do Sul. Os intensos eventos climáticos levaram o governo local a decretar estado de calamidade pública. Até a manhã desta sexta-feira (3), foram registrados 31 óbitos e 74 desaparecidos no território gaúcho.
Conforme a Defesa Civil estadual, 235 dos 497 municípios são afetados pelos fenômenos, que incluem temporais, alagamentos, ventos fortes, descargas elétricas, risco de granizo, rompimento de barragem, elevação do nível de rios e inundações severas.
No Rio Grande do Sul, há 86 mil candidatos inscritos e as provas seriam aplicadas em 10 cidades, algumas das quais estão em situação de emergência. O adiamento foi acatado após o apelo de autoridades gaúchas.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.
Comentários 1