O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados nesta sexta-feira (16).
As notas individuais poderão ser consultadas na Página do Participante, com acesso à pontuação da redação e das quatro áreas de conhecimento: linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza. No caso dos “treineiros” – estudantes que ainda não concluíram o ensino médio –, o boletim será disponibilizado em data posterior.
As notas do Enem são usadas para ingressar no ensino superior por meio de programas federais. As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ocorrem de 19 a 23 de janeiro; as do Prouni, de 26 a 29 de janeiro. O prazo para o Fies ainda será divulgado.
Pela primeira vez, o Sisu considerará as notas das três últimas edições do exame (2023, 2024 e 2025), utilizando a melhor média ponderada de acordo com o curso escolhido, desde que o participante não tenha feito a prova como treineiro. A edição atual ofertará 274,8 mil vagas em 136 instituições públicas de ensino superior, o maior número já disponibilizado pelo programa.








