Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 foram liberados nesta segunda-feira (27/1) e estão disponíveis para consulta no site oficial do programa. O anúncio, inicialmente previsto para o domingo (26/1), foi adiado devido à manutenção no site do Ministério da Educação (MEC), gerando críticas nas redes sociais.
Nesta edição, o Sisu oferece 261.779 vagas em 6.851 cursos de graduação distribuídos por 124 instituições públicas de ensino superior em todas as regiões do país. A seleção utiliza as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, levando em conta o limite de vagas de cada curso e as modalidades de concorrência, incluindo critérios estabelecidos pela Lei de Cotas.
Os estudantes puderam se inscrever entre os dias 17 e 21 de janeiro, escolhendo até duas opções de curso. Aqueles que não foram aprovados nas opções selecionadas poderão manifestar interesse em participar da lista de espera, cujo prazo vai até o dia 31 de janeiro. O período de matrículas para os aprovados inicia nesta segunda-feira (27/1) e se estende até 31 de janeiro. As universidades participantes são responsáveis por informar os procedimentos específicos para a efetivação das matrículas.
Podem participar do Sisu estudantes que prestaram o Enem 2024, obtiveram nota maior que zero na redação e não se inscreveram na condição de treineiro. Além do Sisu, há outras possibilidades de acesso ao ensino superior, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).