Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu no fim da manhã desta sexta-feira (1º) em Pirassununga, no interior de São Paulo, após uma colisão entre duas aeronaves do mesmo órgão. O piloto de um dos aviões conseguiu ejetar-se com sucesso, enquanto o segundo avião conseguiu pousar em segurança.
De acordo com a Academia da Força Aérea, localizada na cidade, todas as pessoas envolvidas estão em boas condições de saúde e recebem atendimento médico. A aeronave caiu em uma área de vegetação, onde, segundo imagens divulgadas nas redes sociais, ocorreu uma explosão. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo, que relatou que o piloto foi socorrido pela própria equipe de resgate da FAB.
Em nota, a FAB explicou que as aeronaves envolvidas eram do modelo T-27 Tucano, utilizadas em treinamento de cadetes. Ambas realizavam um voo de instrução quando houve a colisão. Após o impacto, uma das aeronaves foi direcionada a uma área não habitada, onde o piloto ejetou-se com segurança e foi resgatado pela equipe de salvamento.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará as causas do acidente para identificar fatores contribuintes e evitar novos incidentes.