Integrantes de torcidas organizadas do Santa Cruz e do Sport protagonizaram tumultos pelas ruas do Recife na manhã deste sábado (1º), antes do “Clássico das Multidões”, disputado no Estádio do Arruda, onde o Santa Cruz venceu por 1 a 0.
Horas antes do jogo, cenas de brigas, correria e depredação se espalharam pelas redes sociais, mostrando torcedores armados com pedras e pedaços de pau. Em um dos registros mais chocantes, dois homens, supostamente líderes de uma organizada do Sport, foram cercados e espancados por torcedores vestidos com camisas do Santa Cruz. Um deles chegou a ser estuprado por um cabo de vassoura.
De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco, 12 pessoas foram socorridas para o Hospital da Restauração. Nove foram liberadas e três seguem internadas. Não houve registro de mortes. Antes do jogo, 650 pessoas passaram por revista e foram acompanhadas até o estádio. Ainda assim, 14 indivíduos foram detidos por episódios de violência em bairros como Iputinga, Torre e Madalena.
Incidentes também ocorreram na região metropolitana. Na Delegacia de Paulista, três pessoas foram autuadas por tentativa de invasão ao Terminal Integrado Pelópidas. No Cabo de Santo Agostinho, houve três prisões em flagrante após um confronto com uso de explosivos.
Autoridades se manifestam sobre briga entre torcedores de Sport e Santa Cruz
A governadora Raquel Lyra se manifestou nas redes sociais, classificando os envolvidos como “vândalos” e afirmando que medidas estão sendo tomadas para punir os responsáveis.
“Estou trabalhando com a equipe do governo desde o primeiro momento e tomando as devidas providências para punir os vândalos responsáveis pela barbárie vista mais cedo no Recife. Cerca de 700 policiais estão destinados para a missão e os feridos estão sendo atendidos no HR (Hospital de Restauração). Os verdadeiros torcedores e a população não podem e não vão ficar acuados pelos que usam o futebol para praticar violência“, disse.
O prefeito João Campos também condenou os atos, pedindo punição severa aos envolvidos.
“O que vimos hoje foram cenas criminosas no confronto entre vândalos que usam o futebol para praticar violência. É urgente a identificação e uma punição severa para esses delinquentes! Futebol não é isso“, lamentou.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.