A Prefeitura de Nova Lima, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, iniciará na próxima sexta-feira (05/12) o cadastramento dos blocos de rua interessados em participar do Carnaval 2026. Os proponentes deverão abrir processo administrativo nos protocolos da Prefeitura na sede e demais regionais.
O processo é obrigatório para todos os blocos que desejam desfilar no município e tem como objetivo garantir planejamento, segurança e organização da folia. No ato da inscrição, deverão ser informados dados essenciais sobre cada cortejo, como data, horário, trajeto, público estimado e demais informações relevantes.
As informações coletadas permitem que a Prefeitura trabalhe de forma integrada com os órgãos públicos envolvidos no Carnaval, antecipando demandas de desvios de trânsito, serviços de limpeza urbana, Instalação de banheiros químicos, Planejamento de segurança e apoio operacional.
Além do cadastramento, os blocos poderão pleitear apoio institucional da Prefeitura, conforme critérios previstos na Portaria SEMCT nº 028, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2025, desde que apresentem a documentação exigida e atendam aos requisitos estabelecidos, sendo eles:
I – Cópia da Carteira de Identidade e CPF do proponente (pessoa física);
II – Para pessoa jurídica: cópia do Contrato Social ou inscrição de MEI, acompanhada da Carteira de Identidade e CPF do sócio administrativo ou individual;
III – Comprovante de endereço atualizado (máximo 90 dias);
IV – Histórico de atuação cultural do bloco, com portfólio e registros que comprovem participação nos carnavais de 2024 e 2025 ou comprovação de existência há mais de 10 anos;
V – Formulário de Inscrição (Anexo I), contendo a descrição da ação, trajeto ou local de concentração, data, horário de início e término e público estimado.
O cadastro vai até o dia 12/12. Confira a Portaria






