A partir desta segunda-feira (17), a Celima – assistente virtual da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Lima – vai ampliar suas atividades e iniciar o envio automático de mensagens pelo WhatsApp para informar os usuários da rede municipal sobre agendamentos de exames, cirurgias eletivas e atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A novidade faz parte do processo de transformação digital da saúde municipal, que busca tornar mais simples e acessível o acompanhamento das consultas e procedimentos pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O sistema de avisos, que já funcionava para lembrar os pacientes sobre consultas especializadas, será aprimorado. Agora, a Celima enviará dois lembretes para as especialidades: um com 10 dias de antecedência e outro dois dias antes da consulta. O reforço ajuda o usuário a se programar e permite que a Secretaria seja avisada em caso de impossibilidade de comparecimento, garantindo o melhor aproveitamento das vagas.
Com a ampliação, a assistente virtual também passará a notificar os pacientes sobre agendamentos feitos nas UBS, mantendo o envio de lembretes três dias antes da data marcada. Ao todo, mais de 15 tipos de atendimentos da Atenção Primária à Saúde serão contemplados, além das notificações para exames de diagnose e cirurgias eletivas.
O primeiro envio no novo formato será realizado nesta segunda-feira (17), com avisos referentes a consultas e procedimentos agendados a partir do dia 24.
Para garantir que as mensagens sejam recebidas corretamente, a Secretaria orienta a população a salvar em seus celulares o número oficial da Celima: (31)3180-5760.
As mensagens são oficiais, seguras e fazem parte das melhorias implementadas pela Prefeitura para tornar o atendimento no SUS de Nova Lima mais ágil, eficiente e próximo dos nova-limenses.






