O amplo sistema de monitoramento por câmeras do Centro Integrado de Ações Preventivas (CIAP), da Prefeitura de Nova Lima, tem auxiliado as forças de segurança do Município e do estado de Minas Gerais na resolução de crimes.
Somente na primeira quinzena do mês de maio, a parceria entre a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Civil, conseguiu esclarecer dois homicídios, um ocorrido em Nova Lima, outro em Belo Horizonte com cidadãos nova-limenses.
O trabalho integrado das forças de segurança conta com sistema de tecnologia de ponta, operando 24 horas por dia, com tecnologia 4K, câmeras com rotação completa (360°), zoom integrado de até de 25x, com aviso em caso de movimentação suspeita permitindo acionamento de equipes próximas às ocorrências, agilizando a identificação de suspeitos e a resolução de crimes, podendo as imagens ficarem salvas e ser utilizadas em investigações da Polícia Civil.
A Prefeitura atua para aprimorar os mecanismos de trabalho da Guarda Civil Municipal e o resultado pode ser observado com índices positivos alcançados: Nova Lima é a 4ª cidade mais segura entre os 853 munícipios de Minas Gerais. E, todo esse desempenho foi reconhecido com a conquista do Prêmio InovaCidade no Smart City Business América 2024.
Em meio aos importantes avanços na segurança pública municipal estão os “botões de pânico”. Instalado em lugares estratégicos, ao ser acionado, o dispositivo possibilita a comunicação direta e imediata com o Centro Integrado de Ações Preventivas (CIAP), garantindo resposta ágil em situações de emergência. Confira os locais:
Praça José Gomes Dazinho Pimenta, a Praça dos Mineiros, no Centro;
Praça Maria Alves Leocádia, no bairro Honório Bicalho;
Praça Quatro Elementos, no bairro Jardim Canadá;
Espaço Cultural Piero Garzon Henrique, no bairro Chácara Bom Retiro;
Rodoviária Oswaldo Mello, no Centro.