A Prefeitura de Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, decretou situação de emergência em saúde pública após a confirmação do segundo óbito por febre maculosa no município. O decreto, publicado nesta quinta-feira (2 de outubro), terá validade de 180 dias e pode ser estendido conforme o quadro epidemiológico.
O município investiga atualmente oito casos suspeitos da doença. A prefeitura emitiu um alerta para que a população procure atendimento médico imediato caso apresente sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, dores no corpo ou manchas na pele, que podem ser confundidos com outras doenças e atrasar o diagnóstico.
Entre as ações determinadas pelo decreto estão a realização de exames, o fornecimento gratuito de repelentes, a investigação epidemiológica e a criação de um Grupo de Enfrentamento à doença. Eventos que possam favorecer a disseminação da doença estão proibidos, e os moradores com animais domésticos ou de grande porte foram orientados a utilizar carrapaticidas para controlar a infestação de carrapatos.
A febre maculosa é uma doença grave transmitida pelo carrapato-estrela. O cenário de saúde em Minas Gerais é de alerta, com 29 casos e quatro mortes confirmadas no estado antes deste último óbito em Matozinhos, com 13 casos ainda em investigação. As autoridades de saúde reforçam a necessidade de prevenção, como o uso de roupas claras e repelentes em áreas de risco.