Com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho jornalístico, a Copasa lançou, no dia 7 de abril, seu Prêmio de Jornalismo. São cerca de R$ 120 mil em premiações que serão concedidas às produções que melhor abordarem o saneamento básico no estado de Minas Gerais, com foco no tratamento e distribuição de água potável e na coleta e tratamento de esgoto e suas relações com o meio ambiente, saúde pública e desenvolvimento.
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio de formulário disponível no site premiojornalismo.copasa.com.br, entre os dias 7 de abril e 12 de setembro. Nesta primeira edição, serão reconhecidas seis categorias: Texto, Áudio, Vídeo, Redes Sociais, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário; além do Grande Prêmio, distinção para o trabalho que alcançar a maior pontuação entre as categorias destinadas ao jornalismo profissional.
Nas categorias voltadas a jornalistas profissionais, podem participar do 1º Prêmio Copasa de Jornalismo os jornalistas diplomados e/ou registrados no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Já a categoria Jornalismo Universitário é voltada para estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino superior.
Nas categorias profissionais, os trabalhos inscritos deverão ter sido veiculados, obrigatoriamente, em algum veículo de comunicação do estado de Minas Gerais ou nacional, em língua portuguesa, no período compreendido entre 1º de janeiro e 5 de setembro de 2025.
As matérias serão julgadas com base em cinco critérios: adequação ao tema e relevância do conteúdo; técnica de reportagem e apuração das informações; estética, criatividade e inovação na linguagem; ineditismo da abordagem; e dificuldade para a execução do trabalho jornalístico. Além da premiação financeira, haverá ainda a entrega de troféu e certificado.
A cerimônia de premiação está prevista para ocorrer em novembro, em data e local a serem divulgados posteriormente.
Acesse o site premiojornalismo.copasa.com.br e conheça o regulamento. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo [email protected]