A partir desta segunda-feira (1º), motoristas de Minas Gerais devem apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) referente a 2025. O documento passa a ser cobrado de forma escalonada, de acordo com o número final da placa.
Segundo o cronograma definido pela Coordenadoria Estadual de Trânsito de Minas Gerais (CET-MG), veículos com placas terminadas em 1, 2 e 3 devem estar regulares até 31 de agosto. Já os com finais 4, 5 e 6 têm prazo até 30 de setembro, enquanto aqueles com finais 7, 8, 9 e 0 precisam emitir o documento até 31 de outubro.
O CRLV pode ser apresentado tanto na versão impressa quanto digital, disponível no site da CET-MG, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou no MG App. Para emissão, é necessário que o proprietário do veículo tenha quitado o IPVA, a taxa de licenciamento e todas as multas vencidas, além de não haver pendências judiciais ou administrativas.
Em fiscalizações, caso haja débitos em aberto, o condutor poderá efetuar o pagamento imediato para evitar a remoção do veículo, conforme prevê a Lei Estadual 25.070/2024. A CET-MG também suspendeu temporariamente a exigência de comprovação exclusiva por seus sistemas, permitindo o uso de comprovantes alternativos de regularização.