O Enem 2025 será aplicado neste domingo, dia 9, para mais de 4,8 milhões de estudantes, sendo 464.994 em Minas Gerais. Para realizar as provas, os participantes deverão levar um documento oficial com foto, físico ou digital, como RG, CNH ou passaporte. Documentos digitais com foto são aceitos, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou no aplicativo Gov.br.
No primeiro dia, os estudantes têm cinco horas e meia para fazer as provas de redação, 45 questões nas áreas de linguagens e 45 questões de ciências humanas. Ao meio-dia, pelo horário de Brasília, os portões serão abertos para acesso dos estudantes aos locais de exame. Às 13h, os portões fecham, pois as provas terão início às 13h30.
O candidato precisa levar caneta esferográfica de tinta preta com tubo transparente. No caso de água, alimentos e remédios, a regra geral é: tudo precisa passar pela vistoria da coordenação. Mas professores recomendam levar esses itens em embalagens transparentes.
O que não pode?
Não são permitidos: lápis, borracha, lapiseiras, régua, corretivos, materiais impressos ou para anotação. Artigos como chapéus, bonés, óculos escuros, fones de ouvidos, relógios e protetores auriculares também são proibidos.
Dispositivos eletrônicos e de comunicação, como celulares e outros, devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos, lacrado e identificado.
Que horas pode sair do local de prova do ENEM?
Quem terminar a prova antes do horário final poderá sair a partir das 15h30, mas somente aqueles que deixarem a sala entre 18h30 e 19h poderão levar o caderno de questões. Os três últimos participantes a concluírem deverão sair juntos e assinar o caderno de ata.
O segundo dia de provas será no domingo seguinte, dia 16, quando serão cobrados conteúdos de ciências da natureza e matemática. Os estudantes terão cinco horas para responder as questões.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.







