O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), foi reintubado nesta quinta-feira (9) no Hospital Mater Dei, onde está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde sexta-feira (3). Segundo boletim médico, a reintubação ocorreu devido a instabilidade respiratória causada por pneumonia, que gerou insuficiência respiratória aguda.
Os médicos informaram que será realizada uma traqueostomia para otimizar os cuidados respiratórios. No início da semana, Fuad havia apresentado melhora e foi extubado, mas voltou a necessitar de suporte ventilatório.
Esta é a quarta internação do prefeito desde o final de novembro de 2024. No dia 1º de janeiro, ele tomou posse de forma virtual devido à recomendação médica de evitar aglomerações, resultado de sua baixa imunidade. Durante o discurso, apresentou dificuldades para falar. No final de novembro, Fuad foi internado por cinco dias devido a dores nas pernas relacionadas ao tratamento de um câncer. Em dezembro, voltou ao hospital para tratar pneumonia e sinusite, período em que exames confirmaram a remissão total do câncer. Após a alta, foi novamente internado com diarreia e desidratação, enfrentando um sangramento intestinal que exigiu monitoramento na UTI.
Na última sexta-feira, o prefeito retornou ao hospital com insuficiência respiratória e necessidade de ventilação mecânica, quadro que se agravou nesta semana. A equipe médica segue monitorando o caso.
Confira o boletim médico divulgado pelo Hospital Mater Dei: