A região metropolitana de BH é a quarta região com a maior taxa de homicídios no estado de Minas Gerais, segundo o 18º Anuário de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (18).
O levantamento do Fórum de Segurança Pública leva em consideração as 13 regiões geográficas intermediárias que são identificadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e que são representadas pelas maiores cidades de cada área.
A região mais violenta é a de Governador Valadares, com taxa de 22,9 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Em seguida, estão as regiões de Teófilo Otoni (21,1), Ipatinga (18,9). A Grande BH conta com 17,4 e está a frente de Juiz de Fora (17,3), completando o top 5.
Região de Minas é a menos violenta do Brasil
Em sexto lugar, está Divinópolis (16,9), Patos de Minas (16,4), Montes Claros (10,6), Uberlândia (10,5), Varginha (8,5), Barbacena (8,3) e Pouso Alegre com apenas 6,1.
Ainda segundo o Fórum de Segurança Pública, a região intermediária de Pouso Alegre é o local com menos mortes violentas intencionais do Brasil, seguida de cinco regiões de São Paulo, incluindo a capital paulista.
Minas não tem nenhuma região no “top 50” dos homicídios, sendo que Governador Valadares está na 58ª posição no ranking nacional. Em primeiro lugar está Macapá (AP), seguida de Ilhéus e Salvador (BA), Redenção (PA) e Juazeiro, também na Bahia.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.