O furacão Milton atingiu a costa da Flórida por volta das 21h30 de quarta-feira (9), no horário de Brasília, com ventos que ultrapassaram os 205 km/h, Inicialmente classificado como categoria 4, o furacão foi perdendo intensidade à medida que avançava, enfraquecendo para categoria 1, com ventos de 145 km/h, mas ainda com alto potencial de destruição. Na madrugada desta quinta-feira (10), o fenômeno já havia deixado a região de Tampa e seguia em direção a Orlando.
Apesar do enfraquecimento, o furacão ainda representa uma ameaça significativa, podendo provocar inundações na costa da Flórida e deixando um rastro de destruição. Pelo menos 1 milhão de pessoas estão sem energia elétrica. Segundo autoridades, há pelo menos 20 mortes.
Desde o início da semana, as autoridades têm alertado os moradores das áreas em que o governo decretou evacuação, como certas regiões de Tampa, a deixarem suas casas. Mais de um milhão de pessoas seguiram o apelo, transformando as cidades em verdadeiras áreas desertas.
A prefeita de Tampa foi enfática ao alertar a população sobre o risco de permanecer nas zonas de evacuação, afirmando: “Se você escolher ficar em uma dessas áreas, pode perder a vida”, disse.