Por Oliveira Lima
Jogadores, diretores e comissão técnica do Galo já disserem que é preciso o clube ganhar pelo menos um título importante neste ano. Isto porque o Galo vem de dois anos sem conquistar títulos nacionais e internacionais. O Campeonato Estadual não tem peso. Aliás, o Galo busca o 3º Penta de Minas, mas o torcedor quer muito mais. Com o 3ºmaior orçamento financeiro do Brasil, é preciso ir além dos títulos estaduais. Depois do mágico 2021, ganhando Brasileirão e Copa do Brasil(e quase ganha também a Libertadores), já são 2 anos de espera. Um desses 3 títulos têm que vir este ano. É o que diz o comando do Galo.
E por falar em “esperar”, torcedores passaram anos esperando. Ganhou o 1º Campeonato Brasileiro em 1971 e só foi ganhar mais uma vez após 50 anos. Jejum, hoje do Internacional, já completa 44 anos. Ha 10 anos o Atlético Mineiro ganhou finalmente a Copa Libertadores: hoje esta ausência é apenas do Botafogo, pois o Flu ganhou ano passado. Copa do Brasil? Galo foi o penúltimo a conquistá-la, em 2014. Repetiu em 2021, ficando o São Paulo o último da fila, finalizada ano passado.
Agora em 2024, com comissão técnica e Felipão com trabalho consolidado e um time entrosado do ano passado, mais o Scarpa, a chance de ganhar título importante é mais real. Na verdade, o tempo nem é para jejum, 2021 está ali atrás e 2013 é um tempo normal para a Libertadores. Mas é que com o elenco e comissão técnica que tem, e a grana dos “Menin”, donos do clube, é urgente não passar 3 anos sem ganhar competições importantes. Assim, se aumenta a expectativa da torcida, aumenta também a responsabilidade do time.