Morreu nesta sexta-feira (13) a rinoceronte Luna, o animal mais velho do Zoológico de BH. Ela completaria 54 anos em maio de 2024. A causa da morte será apurada após resultados dos exames de necropsia.
“Com pesar, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de BH comunica o falecimento da rinoceronte Luna, no Zoológico de BH, neste dia 13 de outubro de 2023”, disse a nota. Ela era considerada também um dos mais longevos sob cuidados humanos. Luna nasceu na Alemanha, em 1970, e foi trazida para o Brasil quando tinha dois anos. Desde então, ela vivia na Região da Pampulha, cercada de cuidados.
Uma pesquisa realizada pela equipe técnica da FPMZB aponta que o rinoceronte branco do sul mais longevo do mundo, que vivia sob cuidados humanos, faleceu com 55 anos de idade, na França.
Já tendo superado a expectativa de vida da espécie (sob cuidados humanos, é de 50 anos, e na natureza, de 30 anos), Luna já apresentava, há alguns anos, doenças típicas da idade avançada e vivia cercada de cuidados intensivos e do carinho da equipe.