Depois de uma semana turbulenta nos bastidores, o Atlético conseguiu um alívio em campo. Na noite desta quinta-feira (24), o Galo foi derrotado por 1 a 0 pelo Atlético Bucaramanga no tempo regulamentar, mas contou com atuação decisiva do goleiro Everson para vencer por 3 a 1 nos pênaltis e garantir a vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Na próxima fase, o time mineiro enfrentará o Godoy Cruz, da Argentina. Antes disso, encara o Flamengo no Maracanã, neste domingo (30), pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Atlético cria, mas sai atrás
O Galo começou melhor, pressionando e criando boas chances. Logo no início, Hulk recebeu na área e finalizou por cima. Apesar do domínio inicial, o time mineiro perdeu ritmo e viu os colombianos ganharem espaço, mesmo sem assustar.
O Atlético voltou a ter boas oportunidades ainda na primeira etapa. Scarpa exigiu defesa de Quintana após escanteio cobrado rapidamente, e Dudu também parou no goleiro rival. No entanto, a velha máxima do futebol se confirmou: quem não faz, leva. Sambueza cobrou falta na área, Mena subiu no meio da defesa e cabeceou no canto para abrir o placar aos 43 minutos.
Pressão até o fim, mas empate não veio
Na volta do intervalo, o técnico Gabriel Milito promoveu mudanças e o Atlético intensificou a pressão. Dudu acertou o travessão em cabeceio, e pouco depois quase empatou em novo cruzamento. Hulk também teve boa chance após passe de Bernard, mas parou no goleiro.
Júnior Alonso ainda acertou o travessão após cobrança de escanteio. Com o passar do tempo, o nervosismo tomou conta do Galo, que caiu na cera do adversário e perdeu intensidade. Sem conseguir o empate, a vaga foi decidida nas penalidades.
Herói da classificação, Everson decide nos pênaltis
Nas cobranças, Hulk e Chávez converteram. Scarpa mandou na trave, mas Everson defendeu o chute de Henao e manteve o time vivo. Bernard também desperdiçou, e Mena mandou para fora. Gabriel Menino bateu firme no meio e colocou o Atlético na frente. Everson então voltou a brilhar, defendendo a cobrança de Zárate.
Coube ao próprio goleiro fechar a série: Everson encheu o pé e garantiu a classificação do Atlético às oitavas, sendo o grande nome da partida com duas defesas e um gol marcado na disputa por pênaltis.
ATLÉTICO-MG 0 (3) X (1) 1 BUCARAMANGA-COL
Jogo de volta dos play-offs da Sul-Americana
Data-Hora: 24/7/2025 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena MRV, Belo Horizonte (MG)
Gol: Mena, 44’/1ºT (0-1);
ATLÉTICO-MG: Everson; Natanael (Gabriel Menino, 47’/2ºT), Lyanco, Junior Alonso e Caio Paulista (João Marcelo, 39’/2ºT); Fausto Vera, Igor Gomes (Cuello, intervalo) e Gustavo Scarpa; Dudu (Júnior Santos, 15’/2ºT), Hulk e Rony (Bernard, 15’/2ºT). Técnico: Cuca
BUCARAMANGA: Quintana; Alba (Gutiérrez, intervalo), Mena, Henao e Hinestroza (García, 30’/2ºT); Castro, Zárate, Gil (Jhon Vásquez, 18’/2ºT), Sambueza (Chávez, 18’/2ºT) e Londoño (Romanã, 30’/2ºT); Pons. Técnico: Leonel Álvarez.
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Lubin Torrealba (VEN e Alberto Ponte (VEN)
VAR: Angel Arteaga (VEN)
Cartões Amarelos: Caio Paulista, Fausto Vera, Júnior Alonso, Vitor Hugo e Hulk (CAM); Alba, Sambueza e Zárate (BUC)