Nova Lima deu um passo importante para fortalecer a prevenção de desastres. O Município formalizou nesta quarta-feira (21) a adesão ao Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). A iniciativa muda a lógica da gestão pública, ao priorizar o planejamento e a ação preventiva, com base técnica e territorial.
O PMRR será elaborado com apoio da Secretaria Nacional das Periferias do Ministério das Cidades, em cooperação com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), organismo da Organização das Nações Unidas (ONU). No município, os estudos técnicos e os trabalhos de campo serão executados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do curso de Geologia.
O plano vai identificar e mapear riscos geo-hidrológicos, como deslizamentos, cheias, enxurradas e inundações, definindo áreas prioritárias para intervenção. A partir desse diagnóstico, o município contará com uma carteira organizada de ações, que inclui obras, medidas de monitoramento, educação preventiva e gestão de riscos.
Além de orientar investimentos e a captação de recursos estaduais e federais, o PMRR fortalece a governança municipal e amplia a participação da comunidade nas decisões. Em Nova Lima, o plano também se articula ao Projeto Desenvolvimento Urbano Integrado com enfoque na Redução de Riscos de Desastres Geo-hidrológicos (DUI-RRD Cidades), da Fiocruz em parceria com o Ministério das Cidades.
Com a adesão ao PMRR, Nova Lima se alinha às diretrizes nacionais e internacionais de redução de riscos e reforça o compromisso com uma cidade mais segura, resiliente e preparada para enfrentar os desafios climáticos.








