O Centro de Liderança Política (CLP) apresentou, nessa quarta-feira (27), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, a 6ª Edição do Ranking de Competitividade dos Municípios. A cidade de Nova Lima, em Minas Gerais, ficou em 6º lugar, no Brasil, em Sustentabilidade Fiscal, uma posição acima da conquistada no ranking de 2024. Em Minas Gerais, é a primeira da lista nesse indicador. O levantamento, composto por 65 indicadores, analisou 418 municípios brasileiros que representam cerca de 60% da população do país. Foram consideradas cidades que possuem acima de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa populacional do IBGE para o ano de 2024.
O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania), que está em seu segundo mandato, foi um dos convidados do evento de lançamento do ranking e, ao lado de gestores públicos de outros municípios brasileiros, participou de painel, abordando como a responsabilidade fiscal tem sido o ponto de partida para uma gestão voltada para resultados e para a qualidade de vida da população nova-limense. De acordo com o Chefe do Executivo da cidade mineira, foram feitos diversos investimentos e adotadas medidas efetivas, como é o caso de uma redução significativa do comprometimento com despesa de pessoal.
“Esse índice é, sem dúvidas, um dos mais importantes para nossa gestão, pois nos permite avançar nas políticas públicas. Para se ter uma ideia, iniciamos o primeiro mandato, em 2021, com 45% de comprometimento com folha de pagamento. Por meio de políticas de austeridade e foco em resultados, incluindo concursos, plano de demissão incentivada, extinção de gratificações e reestruturação de carreiras, chegamos ao final de 2024 com um dos menores índices de comprometimento da receita com folha de pagamento do país (29%), preservando a qualidade dos serviços”, explica o prefeito.
O Ranking de Competitividade dos Municípios traz, ainda, um dado que reforça a importância dessas medidas: Nova Lima é 19ª cidade, dentre as mais de 400 avaliadas, e a primeira de Minas com melhor índice de despesa com pessoal.
Melhorias diretas para a população e diversificação econômica
O foco na redução e acompanhamento sistemático de despesas e aumento de receita tem permitido que a cidade aumente sua capacidade de investimento em áreas-chave para o município, como infraestrutura e mobilidade, com o andamento de obras importantes, como a conclusão da Avenida de Contorno, o asfaltamento da rodovia MG-437, que liga Nova Lima a Sabará, e em Segurança Pública, com a criação do Centro Integrado de Ações Preventivas, o CIAP, que possui mais de 500 câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade, a PPP da Iluminação Pública, a construção do novo quartel da PMMG, a renovação da frota, utilização de body cans e aumento do efetivo da Guarda Municipal, dentre outros.
Na Educação, foram abertas mais de 10 creches com 600 vagas, além dos investimentos em Qualificação Profissional, com a oferta de cursos técnicos gratuitos em mais de 10 áreas, incluindo a abertura da primeira Escola Municipal de Programação e Robótica Industrial do país para jovens e adultos. A melhoria do ambiente de negócios também é destaque, possibilitando o avanço da diversificação econômica do município. São exemplos, a instalação de hospitais privados de referência, como Mater Dei, OC-Vila da Serra e Biocor Rede D’Or, consolidando Nova Lima como um polo regional de saúde, além da Biomm (única fabricante nacional de insulina), fortalecendo a atração de hubs industriais e tecnológicos e de negócios de alto valor agregado.
Cidade referência
Outras pesquisas e levantamentos apontam Nova Lima como referência para municípios do Brasil. A cidade ostenta a maior taxa de alfabetização de Minas (97,95%, segundo o IBGE) e recebeu o Selo Ouro no Compromisso com a Alfabetização, do Ministério da Educação. É a única cidade mineira e uma das 10, em todo o Brasil, com melhor qualidade de vida, de acordo com o Índice de Progresso Social (IPS), e está em primeiro lugar, no estado, dentre as melhores cidades para se ter filhos, de acordo com levantamento da startup Mapfry, com dados do IBGE.
“Apesar de Nova Lima ser conhecida como a cidade com maior renda per capita do Brasil, o verdadeiro troféu da nossa gestão é a cidade estar em 6º lugar em Sustentabilidade Fiscal. Isso, sim, é a responsabilidade de um gestor público e demonstra a austeridade do nosso governo que permite ampliar a capacidade de investimento e realizar as obras e programas sociais tão aguardados pela população”, finaliza o prefeito João Marcelo.