A Prefeitura de Nova Lima, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, registrou oficialmente seu apoio ao Tratado de Base Vegetal (Plant Based Treaty). A assinatura da Moção de Apoio, coloca o município dentro da rede global de cidades comprometidas com um futuro mais justo, sustentável e compassivo.
A assinatura ocorre às vésperas da Conferência das Nações Unidas (COP30) sobre Mudança do Clima e posiciona o município como referência global em políticas alimentares sustentáveis. A COP30 acontece em novembro em Belém (PA).
Inspirado no Acordo de Paris, o Plant Based Treaty é um tratado internacional que propõe soluções para o enfrentamento da crise climática, ecológica e de saúde pública. A proposta estimula a transição para sistemas alimentares mais saudáveis, acessíveis e sustentáveis, com foco na redução da dependência de produtos de origem animal, na proteção dos animais, no respeito aos limites planetários e incentivo à alimentação baseada em vegetais.
Nova Lima desenvolve ações notáveis na área do meio ambiente e proteção animal, dentre elas: promoção da alimentação saudável nas escolas e fortalecimento da agricultura familiar, distribuição de mudas dentro do programa Quintal Protegido, fóruns e conferências de Proteção e Defesa Animal, implantação do Plano Municipal de Mudanças Climáticas, recuperação de áreas degradadas e preservação da biodiversidade e monumentos naturais.
A formalização da adesão, reflete o compromisso da cidade com o reconhecimento da importância e impulsionamento das ações que estimulam um novo modelo de desenvolvimento sustentável beneficiando e promovendo justiça ambiental, climática e garantindo um futuro verdadeiramente sustentável para todos.