A Prefeitura de Nova Lima implementou, nesta semana, o programa de combate à pobreza menstrual nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com a distribuição gratuita de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
A expectativa é de que mais de 20 mil pessoas sejam beneficiadas, incluindo estudantes das escolas públicas municipais e estaduais, mulheres em unidade de acolhimento institucional da gestão municipal, mulheres em situação de rua e demais usuárias do Sistema Único de Saúde em condição de pobreza menstrual.
“Com essa política implementada, nosso governo está acompanhando uma importante diretriz da Organização das Nações Unidas (ONU) que, desde 2014, já reconheceu o direito à higiene menstrual como uma questão de saúde pública e de direitos humanos. Estamos investindo em quem mais precisa, cuidando das pessoas, por meio de programas e ações que levam qualidade de vida à população”, enfatizou João Marcelo Dieguez, Prefeito de Nova Lima.
Para o recebimento dos absorventes higiênicos é necessário fazer um cadastro presencial na UBS de referência. Estando inscrita, a pessoa já está apta a receber dois pacotes de absorventes, totalizando 16 unidades por mês.
É de responsabilidade da participante do programa manter seu cadastro ativo, buscando o insumo regularmente. Após dois meses sem acessá-lo, o cadastro será cancelado, de forma que a interessada deverá se recadastrar para voltar a recebê-lo.
Além da oferta gratuita dos absorventes, está prevista a implantação do Programa de Educação Menstrual, que tem o objetivo de orientar as participantes sobre como vivenciar a menstruação de maneira saudável, segura e com dignidade.