Nesta segunda-feira (18/12), o Vaticano anunciou a autorização para que padres da Igreja Católica administrem bênçãos a casais do mesmo sexo. A decisão foi aprovada pelo papa Francisco e vale para os chamados “casais irregulares”, segundo comunicado publicado pelo Vatican News.
O documento do Escritório de Doutrina do Vaticano, que explica a mudança, apresenta algumas condições. Segundo o texto, as bençãos não devem ser dadas durante liturgias regulares da Igreja nem terem semelhança com uma cerimônia de casamento.
O texto afirma ainda que os padres devem decidir caso a caso e “não devem impedir ou proibir a proximidade da Igreja às pessoas em todas as situações em que busquem a ajuda de Deus por meio de uma simples bênção”.
A mudança não significa que a Igreja Católica reconhece a união entre casais homoafetivos, mas, segundo o documento, representa um “sinal de que Deus acolhe a todos”.
Em outubro, o papa Francisco já havia indicado que a igreja pudesse passar a permitir a bênção a casais homossexuais em um futuro próximo. Não podemos ser juízes que apenas proíbem”, disse o líder da Igreja Católica.