No primeiro semestre de 2025, 15 pessoas foram detidas em 33 ocorrências da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) por crimes no transporte público.
Além disso, foram feitos 6.013 patrulhamentos, que resultaram em 885 abordagens, 1.290 orientações preventivas, registro de 33 ocorrências e 15 detenções. De acordo com o órgão, as operações são feitas todos os dias, entre 14h e 2h.
Nas orientações preventivas, a Guarda Municipal dá dicas aos usuários do transporte coletivo sobre os cuidados em relação à proteção individual de pertences pessoais, bem como sobre distração em locais públicos pelo uso constante de equipamentos eletrônicos, sobretudo celulares, o que favorece a prática de furtos e roubos.
As abordagens ocorrem em casos suspeitos identificados pelos agentes ou situações em que os usuários acionam a Guarda para denunciar suposta prática de crimes. As 33 ocorrências registradas incluem principalmente acidentes de trânsito durante o patrulhamento pelas vias, além de agressões e danos ao património público e privado.
Parte dos procedimentos executados pelos agentes nas estações e pontos de ônibus é de demanda dos usuários e motoristas, por meio do telefone 153 e do APP PBH. “A operação contribui para dar segurança aos usuários em seus deslocamentos diários, diminuir a criminalidade e para consolidar os espaços públicos das estações e pontos de ônibus como locais cada vez mais seguros”, ressalta Humberto Alves Santos, supervisor do Departamento de Ordem Pública da Guarda Municipal.
Ações educativas
A Guarda também atua nas estações do BHBUS com as ações educativas do Grupo Especializado de Proteção à Mulher. As atividades incluem distribuições de folhetos, cartilhas e orientações sobre procedimentos úteis para enfrentar várias situações de violência. As ações são realizadas semanalmente e nos horários de maior circulação de pessoas.