A rodovia BR-381 apresentou pelo menos três acidentes em diferentes pontos durante a manhã desta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, início do feriado de Carnaval. As ocorrências resultaram em uma morte, dois feridos e bloqueios que causaram retenções no tráfego. O primeiro fato aconteceu às 6h15 em Bom Jesus do Amparo, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, onde um engavetamento envolveu dois carros e dois caminhões. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um carro rodou na pista no sentido Ipatinga e causou as colisões seguintes. Um dos veículos ficou preso entre um caminhão e a mureta da estrada, o que causou a morte de uma passageira e ferimentos no motorista. Por causa disso, uma faixa da pista foi fechada e os veículos passaram a circular apenas pela outra faixa.
No trecho da Fernão Dias, em Lavras, outros dois acidentes ocorreram em um intervalo de cinco minutos com cerca de dois quilômetros de distância entre eles. No quilômetro 702, uma carreta carregada com 38 toneladas de cimento tombou, mas o motorista não se machucou. A pista no sentido São Paulo foi totalmente interditada, gerando um congestionamento de três quilômetros, com o fluxo sendo desviado pelo acostamento. No sentido Belo Horizonte, a faixa da direita também foi fechada, causando um quilômetro de fila.
Pouco depois, no quilômetro 700, um caminhão-tanque que transportava nitrogênio colidiu com um ônibus. Testemunhas relataram que a batida aconteceu devido à sinalização insuficiente do acidente anterior. Houve vazamento de carga, o que gerou fumaça branca no local e exigiu a atuação dos bombeiros. Uma pessoa em estado grave foi socorrida pelas equipes de resgate. A pista principal foi interditada e, por volta das 9h, o congestionamento no ponto do segundo acidente já atingia oito quilômetros, com o trânsito fluindo lentamente pelo acostamento.





