O Cemitério Israelita de Belo Horizonte, localizado no bairro Jaraguá, na região da Pampulha, foi alvo de pichações na madrugada desta sexta-feira (15/8). Câmeras de segurança registraram o momento em que um homem escreveu frases como “Israel genocida”, “assassinos” e “Palestina”, além de símbolos que comparavam a estrela de Davi à suástica nazista.
De acordo com a Polícia Militar, o ato ocorreu por volta de 1h50 e foi denunciado pelo gestor de segurança do cemitério. Segundo o relato, o responsável pelas pichações seria um homem branco, de cabelos pretos, estatura mediana e cerca de 40 anos, que após a ação arremessou três latas de spray para dentro do local. As mensagens foram feitas nos muros lateral e frontal do cemitério.
A Federação Israelita do Estado de Minas Gerais divulgou nota repudiando o episódio, classificando-o como um ataque à comunidade judaica e à liberdade religiosa. A entidade destacou que manifestações de intolerância e preconceito não podem ser normalizadas e afirmou que o antissemitismo é crime, devendo ser combatido por toda a sociedade.
A Polícia Civil ficará responsável pela investigação para identificar e responsabilizar os envolvidos.