A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em parceria com a Polícia Civil do Paraná (PCPR), deflagrou nesta quarta-feira (4) a operação Asmodeus, visando cumprir mandados de busca e apreensão relacionados a golpes aplicados por meio de sites de relacionamento.
A ação, coordenada pela Justiça de Ibiporã, no Paraná, resultou na execução de quatro mandados em Montes Claros, no Norte de Minas, onde alguns dos suspeitos moram e operavam utilizando perfis falsos para atrair e extorquir vítimas.
De acordo com as investigações, os golpistas criavam perfis fictícios utilizando fotos de mulheres retiradas da internet e divulgavam números de telefone para atrair interessados em supostos programas sexuais. Após o contato inicial, exigiam pagamentos antecipados. Caso as vítimas se recusassem, eram ameaçadas com a divulgação de conversas comprometedoras para seus familiares e cônjuges, visando intimidar, sobretudo, pessoas casadas.
“A chantagem consistia em ameaçar divulgar conversas comprometedoras para familiares e cônjuges das vítimas”, detalhou o delegado regional de Montes Claros, Bruno Rezende da Silveira, coordenador da Agência de Inteligência Policial.
Durante a operação, um suspeito de 18 anos foi detido e confessou participação no esquema. Ele revelou que várias pessoas estão envolvidas no golpe, mas não forneceu nomes. Além disso, aparelhos celulares foram apreendidos e serão encaminhados para perícia.
O nome da operação, Asmodeus, faz referência ao demônio da luxúria, simbolizando o tema central do golpe que explorava relacionamentos íntimos para extorsão.