Um detento de 44 anos foi morto durante uma briga no Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Grande BH, na noite desta nesta segunda (28). Esta é a segunda morte registrada na unidade em cinco dias.
Cláudio Alves Carneiro foi encontrado sem vida por agentes penais após alerta de colegas de cela. Socorristas do Samu confirmaram o óbito na enfermaria do presídio, para onde ele foi levado após a agressão.
A Polícia Civil já identificou um homem de 24 anos que prestou depoimento. Peritos coletaram provas na cela enquanto o corpo de Cláudio foi encaminhado ao IML de Belo Horizonte.
O detento estava no presídio desde 18 de julho e tinha passagens pelo sistema prisional desde 2005. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) confirmou o caso, mas não divulgou detalhes sobre o motivo da briga.
“A direção da presídio instaurou um procedimento interno para apurar administrativamente as circunstâncias do ocorrido. No curso das investigações internas, os presos que dividiam a cela com Cláudio serão ouvidos pelo Conselho Disciplinar da unidade prisional e poderá sofrer sanções administrativas“, disse a pasta.
Segunda morte em mesmo presídio na Grande BH
Essa é a segunda morte no mesmo presídio em cinco dias. Na última quinta-feira (24), um homem de 29 anos foi morto a golpes de arma artesanal conhecida como “chuço”, na noite de quinta-feira (24), no Presídio José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Grande BH. O agressor, colega de cela da vítima, se entregou aos agentes penitenciários e confessou o crime.
Ao todo, 61 detentos morreram em presídios de Minas Gerais somente em 2025. A média é de oito por mês, sendo 20 apenas no José Martinho Drumond.
Ambos os casos estão sendo investigados.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.