Rosana Maciel Gomes, condenada por crimes relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023, foi presa nesta quarta-feira (27), no Aeroporto de Confins, na Grande BH. Ela foi abordada pela Polícia Federal enquanto desembarcava de um voo fretado pelo governo americano com deportados brasileiros.
Rosana, que morava em Goiânia (GO) e usava tornozeleira eletrônica estava foragida desde janeiro de 2024 após descumprir medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal. O nome dela constava na lista de difusão vermelha da Interpol, e autoridades internacionais relataram sua passagem por Uruguai, Argentina e Peru, antes de ir para os EUA, onde foi deportada pelas autoridades americanas.
O STF a condenou a 13 anos e 6 meses de prisão e pagamento de R$ 30 milhões por danos morais coletivos. Ela foi presa originalmente em flagrante dentro do Palácio do Planalto durante os ataques de 8 de janeiro. A defesa alegou participação pacífica, mas as teses foram rejeitadas pelo STF, que sentenciou de forma definitiva.
Após passar pela Superintendência da PF, Rosana foi encaminhada ao Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, em BH.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.