O Corpo de Bombeiros divulgou um balanço nesta segunda-feira (5) indicando que a Região Metropolitana de Belo Horizonte teve pelo menos 57 chamados relacionados às chuvas desde o último sábado (3). A maior parte dos atendimentos envolveu quedas de árvores, sendo 30 registros em vias públicas, 13 sobre casas, cinco sobre carros e seis casos de risco de queda. Além disso, os militares resgataram uma pessoa que estava ilhada e outras duas que ficaram presas em alagamentos.
Entre os fatos registrados no domingo (4), um carro ficou retido pela água na avenida Professor Cristovan dos Santos, no bairro Belvedere, e uma árvore bloqueou a avenida Teleférico, no bairro Água Branca, em Contagem. A Defesa Civil de Belo Horizonte publicou um novo aviso de chuva com previsão de 40 a 60 milímetros até as 8h desta terça-feira (6), o que representa 18% do esperado para todo o mês. O alerta inclui a possibilidade de raios e ventos de até 50 quilômetros por hora.
Devido ao acúmulo de água nos últimos dias, todas as regiões da capital estão em alerta para risco de deslizamentos e desabamentos até terça-feira. A Defesa Civil orienta os moradores a observarem sinais de perigo em muros e construções. Caso apareçam rachaduras ou outros problemas, a instrução é sair do imóvel imediatamente e acionar o órgão pelo telefone 199 ou os Bombeiros pelo número 193.







