Uma mulher de 90 anos morreu após se engasgar com um pedaço de carne enquanto almoçava em sua casa nesta quinta-feira (1º), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A idosa estava comendo quando começou a tossir e a mostrar que estava engasgada. Uma vizinha que estava no local tentou ajudar a vítima levando-a para o lado de fora da residência e realizando manobras para tentar desobstruir as vias respiratórias.
Outra pessoa também ajudou no socorro e ligou para o Samu, seguindo as instruções dadas pelos atendentes por telefone. Apesar dos esforços, a idosa perdeu a consciência logo depois, já na parte de dentro do imóvel. Quando os profissionais do Samu chegaram, eles tentaram reanimar a vítima, mas ela não resistiu e a morte foi confirmada ainda no local.
Segundo as informações passadas à polícia, a idosa morava sozinha e era uma pessoa lúcida e ativa, apresentando apenas dificuldade para ouvir. Não foram encontrados sinais de violência na casa. A perícia foi avisada sobre o caso, mas não foi até o local, e o corpo foi levado para o Instituto Médico-Legal para os exames necessários. Especialistas explicam que situações de engasgo são emergências e que o telefone 192 deve ser chamado imediatamente se houver tosse forte ou falta de ar.






