O servente de pedreiro Felipe Emanuel da Silva Ribeiro, de 27 anos, foi absolvido pela Justiça após passar três anos preso na Grande BH. Ele era acusado de tentativa de homicídio contra a enteada de dois anos em abril de 2021, em Betim.
Após a defesa do jovem apresentar as provas, o Conselho de Sentença, por maioria de votos, decidiu pela absolvição de todas as acusações. Ele foi indiciado por tentativa de homicídio triplamente qualificado, tortura e lesão corporal. Com a decisão, foi expedido imediatamente o alvará de soltura.
Felipe foi acusado de agredir a enteada, que foi levada inconsciente ao Hospital Municipal de Contagem, também na Grande BH, e ficou internada por cinco dias. A mãe da criança também foi indiciada por tentativa de homicídio e omissão relevante. No entanto, no dia da suposta agressão, apenas Felipe, a babá e a irmã da vítima, de cinco anos, estavam presentes na residência.
Homem esteve em duas unidades prisionais da Grande BH
A prisão preventiva de Felipe foi decretada em 27 de abril de 2021. Três dias depois, ele se apresentou à polícia, negou as acusações, mas foi preso. Inicialmente, ficou quatro meses detido no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Betim. Após esse período, conseguiu responder ao processo em liberdade, monitorado por tornozeleira eletrônica.
Porém, a decisão foi revertida após recurso do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e Felipe voltou a ser preso, dessa vez no Presídio Inspetor José Martinho Drummond, em Ribeirão das Neves, onde permaneceu até a absolvição.
“Ele ainda sofre com as consequências dessa falsa acusação mas o alívio ao ter sua inocência demonstrada é gratificante. Foram mais de dois anos preso injustamente e pagando por algo que não cometeu. Agradeço aos familiares pela confiança depositada em nós e me sinto imensamente feliz por devolver a liberdade a um inocente!”, disse a advogada Thamiris Gradisse através das redes sociais.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.