Uma distribuidora de bebidas localizada no bairro Castelo, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, foi alvo de uma ação conjunta entre a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) na última quinta-feira (16 de outubro). A operação resultou na apreensão de bebidas alcoólicas proibidas e irregulares para comercialização.
A fiscalização, acompanhada pela 1ª Delegacia Especializada de Combate à Corrupção, identificou quatro garrafas de bebidas com venda proibida no Brasil e duas garrafas vendidas sem a devida autorização de importação. No total, sete garrafas foram apreendidas.
Durante a ação, policiais civis também encontraram e inutilizaram diversas garrafas vazias de bebidas destiladas. A medida visa impedir o reaproveitamento desses recipientes em envases falsificados, prática que representa risco à saúde pública.
O proprietário da distribuidora informou à PCMG que as bebidas já faziam parte do acervo do local quando ele adquiriu o estabelecimento. As investigações continuam para apurar a responsabilidade do dono e de seus funcionários, que podem responder pelos crimes de contrabando e descaminho, com penas que somadas podem chegar a nove anos de prisão.