A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) divulgou que 72 foragidos da Justiça foram presos em Minas Gerais durante uma megaoperação nas últimas semanas. Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira (24), em coletiva das polícias Militar e Federal.
Ao todo, são 38 prisões de caráter preventivo e 34 prisões definitivas, ou seja, 34 condenados. Juntas, as penas somam 487 anos de prisão.
Todos os presos são envolvidos em crimes violentos em Minas, especialmente homicídio, roubo e latrocínio, porte ilegal de arma, receptação de produtos de procedência duvidosa e tráfico de drogas.
Entre eles, 10 criminosos são considerados de ‘alta periculosidade’ e foram detidos em cidades da Grande BH.
A operação, que teve início no dia 8 de junho demonstrou a efetividade da cooperação entre as forças de segurança – Polícias Civil, Militar, Penal e Federal – e o compromisso das autoridades em combater a criminalidade e garantir a segurança da população mineira.
‘Trabalho integrado é positivo’, afirma porta-voz da PMMG sobre operação em Minas
Segundo a porta-voz da PMMG, major Layla Brunella, foram empregados 1308 policias militares e 523 viaturas. Foi uma operação que contou com o apoio da Diretoria de Inteligência no levantamento de dados, bem como de cada militar envolvido, considerando que cada policial é um vetor de Inteligência. “Todo trabalho integrado, é altamente positivo e resulta em mais segurança para o Estado e contribui para a redução da criminalidade”, afirmou Maj. Layla.
Para o delegado da Polícia Federal, Alisson Sabarense da Costa, respondendo pela fiscalização da FICCO em Minas Gerais, o trabalho integrado que é permanente culminou com a prisão de foragidos que estavam residentes até mesmo fora do Estado. “Nosso trabalho é uma forma de promover a justiça para as famílias que foram vitimadas pelos diversos crimes cometidos por esses criminosos” concluiu o delegado.
Ao todo, três criminosos que estavam foragidos da Justiça mineira foram presos em outros estados, como São Paulo, Bahia e Espírito Santo.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.