Um detento de 45 anos morreu no presídio de Nova Lima, na região metropolitana de BH, na manhã de segunda-feira (4). Ele passou mal dentro de uma cela e foi socorrido por policiais penais, mas não resistiu.
De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a morte do homem está sendo investigada. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de BH para exames.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que o detento havia apresentado mal-estar nos dias 29 de novembro e 1º de dezembro. Ele foi socorrido para o Hospital Nossa Senhora de Lourdes, em Nova Lima, onde foi medicado e liberado.
No dia 3 de dezembro, o homem teve um novo mal-estar e foi encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ele permaneceu internado na UPA e, em seguida, foi levado para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
“No CAPS, foi encaminhado novamente para a UPA devido a febre e instabilidade hemodinâmica. Mais uma vez ele foi medicado e liberado, sem mais alegações”, informou a Sejusp.
A Secretaria negou que o detento tenha morrido em decorrência de uma greve de fome realizada por presos da unidade prisional. A Sejusp afirmou que a unidade segue funcionando normalmente.