A Justiça soltou o ex-padre Bernardino Batista dos Santos, de 77 anos, nesta quinta-feira (28). A 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) concedeu habeas corpus ao investigado, atendendo a um pedido da defesa do ex-líder religioso.
Bernardino deixou o sistema prisional, conforme confirmado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Ele é acusado de uma série de abusos contra meninas e mulheres entre as décadas de 1980 e 2010.
Entre os argumentos apresentados pela defesa para a soltura do acusado estão comorbidades de saúde, idade avançada e a prescrição de alguns dos crimes.
Até o julgamento, Bernardino está proibido de fazer contato com qualquer uma das vítimas ou testemunhas incluídas no inquérito policial.
Relembre o caso do ex-padre preso na Grande BH
O ex-padre Bernardino Batista dos Santos, de 76 anos, foi preso em 23 de outubro, em Juatuba, na Grande BH. Ele é denunciado por diversos abusos sexuais contra crianças e adolescentes. A Polícia Civil cumpriu um mandado expedido pela Justiça na última segunda (21).
Bernardino é denunciado por, pelo menos, 60 abusos contra crianças e adolescentes de 1970 a 2010. Porém, a denúncia que abriu as investigações, em 2021, é referente a um abuso em uma excursão para um sítio na cidade de Tiros, no Alto Paranaíba, em 2016.
Em seguida, a Polícia apurou que o ex-padre cometeu outros crimes no mesmo sítio e em BH, onde ele era diretor de uma escola infantil e sacerdote das paróquias Nossa Senhora Medianeira, na capital, e Cristo Rei, em Contagem.
No mesmo ano, a Arquidiocese de Belo Horizonte abriu as investigações, com acolhimento e oitivas das denunciantes. O processo foi encaminhado para o Vaticano, que determinou o afastamento definitivo das funções de sacerdote.
Em nota, a defesa do ex-padre afirma que “embora respeite a decisão judicial, está convicta de que sua prisão preventiva é abusiva, pois sem amparo processual e constitucional”.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.