Mais de 30 pessoas foram vítimas da ‘gangue da bike’, especializada em furtar iPhones em BH na última semana. De acordo com a Polícia Civil, quatro criminosos fazem parte do grupo. Dois deles foram presos na última quinta-feira (24).
A Polícia ouviu depoimentos que constatava que as vítimas eram abordadas por um suspeito que oferecia ajuda enquanto o outro, que passava de bicicleta, arrancava o celular da mão da vítima.
As investigações apuraram que os quatro criminosos, que são do estado de São Paulo, chegaram à BH no dia 16 de outubro e hospedaram em um Airbnb no bairro Cidade Jardim devido a localização dos aparelhos. Dois integrantes, que estavam de bicicleta, foram presos. Já um terceiro, que estava a pé, conseguiu fugir.
Outro suspeito está foragido. Ele seria responsável por identificar as vítimas que tinham iPhones e as fotografavam para roubar o aparelho desbloqueado e facilitar o uso em crimes como golpes utilizando redes sociais. Entre os crimes praticados estava a compra por meio de uma máquina de cartões que o grupo mantinha. Com o aparelho desbloqueado, os criminosos realizavam transações fraudulentas.
Ladrões de iPhone em BH aplicavam golpes e tiveram bicicletas furtadas
Os criminosos também aplicavam golpes de ‘phising’, através de e-mails e ligava para os contatos cadastrados se passando pela Apple e informando que tinham conhecimento do crime. Eles pediam o código que dava acesso ao aparelho para aplicar mais golpes.
A quadrilha, inclusive, tiveram as bikes furtadas nesta semana após deixá-las em um ‘bicicletário’ na região Centro-Sul de BH. Os bandidos venderam alguns dos aparelhos para comprar mais duas bicicletas, avaliadas em R$ 4 mil.
As investigações continuam.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.