Um possível erro médico está sendo investigado como a causa da morte de Nilton Carlos Araújo, de 69 anos, que estava em tratamento contra o câncer. Araújo morreu na noite de sexta-feira (23) enquanto recebia cuidados no hospital da MedSênior, localizado no bairro Gutierrez, na Região Oeste de Belo Horizonte. A Polícia Civil está apurando o caso.
De acordo com familiares, Nilton Araújo teria recebido, em um único dia, quatro doses de quimioterapia que deveriam ser administradas ao longo de um mês. O tratamento contra mieloma múltiplo era realizado semanalmente, sempre às segundas-feiras. Segundo os parentes, na última segunda-feira (19), um enfermeiro que não era o habitual teria administrado as quatro doses. Nilton teria começado a passar mal na tarde do mesmo dia, retornado ao hospital, recebido atendimento e voltado para casa. Contudo, seu estado de saúde continuou a se deteriorar.
Na quarta-feira (21), a situação se agravou, e Araújo foi levado de volta ao hospital, onde foi internado. Segundo relato de sua filha, embora ela tenha informado sobre as quatro doses de quimioterapia, a equipe médica tratou o caso como uma possível infecção, administrando antibióticos e medicamentos para dor. Na madrugada de quinta-feira (22), ele foi intubado.
Nilton Araújo permaneceu em coma induzido na unidade da MedSênior, com instabilidade nos batimentos cardíacos e na saturação de oxigênio. Na quinta-feira (22), foi transferido para um hospital maior, no bairro Serra, Região Centro-Sul da capital. A família registrou um boletim de ocorrência no mesmo dia. A Polícia Civil afirmou que informações sobre as investigações serão divulgadas oportunamente.
A MedSênior, por meio de nota, expressou “imenso pesar” pelo ocorrido, informou que está conduzindo uma “investigação detalhada” e afirmou que o paciente recebeu todo o suporte clínico necessário.
O velório e o enterro estão marcados para este domingo (25).
O que diz a MedSênior
“A MedSênior lamenta profundamente o ocorrido e informa que está conduzindo uma investigação detalhada sobre o caso do paciente Nilton Carlos Araújo, com o objetivo de compreender todas as circunstâncias envolvidas e apurar fatos e responsabilidades.
Assim que apresentou reações adversas durante a quimioterapia, o paciente foi imediatamente transferido para um hospital de referência para receber os cuidados necessários, com acompanhamento permanente de sua condição de saúde e com a máxima urgência que o caso demandava. Apesar dos esforços, o paciente veio a óbito nesta sexta-feira, dia 23.
A MedSênior manifesta seu imenso pesar e sua solidariedade e apoio aos familiares e reitera que tem como premissa seguir rigorosamente todos os protocolos estabelecidos para assegurar a integridade e a segurança de seus pacientes.”