Os incêndios de grandes proporções na Serra da Moeda e na Serra do Cipó, na Grande BH, mobilizam o Corpo de Bombeiros em várias frentes. Ao todo, mais de 50 militares e outros profissionais estão empenhados nas duas ocorrências.
Na Serra do Cipó, nas cidades de Santana do Riacho, Morro do Pilar, Jaboticatubas e Itambé do Mato Dentro, 19 bombeiros, além de mais de 40 brigadistas da ICMBio e voluntários, trabalham para conter as chamas desde o último domingo (18). Por conta disso, o Parque Nacional está fechado e não há previsão de reabertura.
Os trabalhos estão concentrados próximo as comunidades de Serra Morena, Mãe D’Água, Alto Palácio e Recanto do Ildeu, e há mais focos espalhados. O helicóptero Carcará, da Polícia Civil, está auxiliando os Bombeiros.
Já na Serra da Moeda, o incêndio começou na última segunda-feira (19). A fumaça, inclusive, chegou a interditar a BR-040, entre Moeda e Itabirito, o que prejudicou a visibilidade dos motoristas. Atualmente, o trecho está liberado, mas os condutores necessitam de atenção ao passar pelo local.
Ainda segundo a corporação, há o risco de atingir casas na cidade de Moeda. Duas aeronaves e um ‘air tractor’ que pulverizam água estão disponíveis para o combate às chamas
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.