A Justiça revogou a prisão preventiva de um homem acusado de sequestrar um ônibus da linha 2290 no bairro Nacional, em Contagem, na Grande BH, em janeiro deste ano. Diego Rodrigues Cordeiro, de 36 anos, terá sua liberdade condicionada a medidas cautelares, como comparecimento mensal em juízo para prestar contas de suas atividades.
A decisão, da 2ª Vara Criminal de Contagem, considerou o crime grave, mas afirmou que foi “um caso isolado na vida do acusado, que não tem antecedentes”.
O juiz aceitou a denúncia do Ministério Público por sequestro (pena de 1 a 3 anos de reclusão) e propôs a suspensão condicional do processo com base na Lei dos Juizados Especiais, que permite interromper o andamento do caso por 2 a 4 anos se o acusado aceitar condições como reparação de danos, restrição de locais que frequenta e proibição de sair da comarca sem autorização.
A proposta será analisada em audiência agendada, exigindo concordância do réu e de seu advogado. Se recusada, o processo seguirá normalmente.
Inicialmente, a defesa tentou alegar insanidade mental, mas o pedido foi negado. O MP argumentou que a pena mínima do crime (1 ano) permite a aplicação da suspensão, desde que o acusado não tenha histórico criminal.
Relembre sequestro na Grande BH
Diego invadiu um ônibus da linha 2290, armado com uma faca, e ordenou que o motorista e os passageiros descessem do veículo. Wellington Lemos, de 58 anos, o único passageiro que permaneceu no coletivo, foi obrigado a dirigir o ônibus por alguns metros, colidindo com três carros antes de parar na rua Quintino Bocaiuva.
Por volta das 12h15, militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) iniciaram uma negociação com o sequestrador. Segundo o Coronel Godinho, a única exigência de Diego era ver seu filho recém-nascido.
Três horas após o início do sequestro, o refém foi liberado. Diego foi o último a deixar o veículo e, ao sair, amarrou uma corda no pescoço em uma tentativa de autoextermínio. Nesse momento, os militares utilizaram uma arma de choque para neutralizá-lo e proteger a vida. Ele foi detido em flagrante.