A Polícia Civil prendeu sete homens, com idades entre 22 e 36 anos, durante a operação ‘Impacto’, na região Norte de BH, nesta quarta-feira (16). O objetivo da ação é desarticular duas organizações criminosas rivais envolvidas com o tráfico de drogas e homicídios.
Um desses crimes envolve o assassinato de um adolescente de 17 anos no bairro Vila Aeroporto em março de 2022, durante a ‘guerra’ do tráfico.
O jovem, que pilotava uma motocicleta emprestada no dia do crime, foi alvejado por vários disparos de arma de fogo enquanto trafegava pela via pública. Conforme revelaram as investigações da Delegacia Especializada de Homicídios de Venda Nova, o ataque foi organizado por três homens que o perseguiam em um automóvel.
Após ser atingido pelos tiros, o adolescente perdeu o controle da moto e colidiu contra um veículo estacionado. De acordo com as investigações, o homicídio foi motivado por retaliação a um duplo assassinato ocorrido dias antes, no bairro Aarão Reis, também em BH com possível participação do adolescente e de um primo dele.
‘Conversas’ entre gangues em BH
As apurações revelaram trocas de mensagens entre membros das gangues, nas quais os participantes discutiam abertamente a comercialização de armas e se vangloriavam de homicídios executados, incluindo o do adolescente. Havia uma curiosa troca de respeito e regras entre eles nessas mensagens, mas, ao mesmo tempo, mortes violentas e constantes.
Dos sete homens presos, dois já estavam detidos por outros crimes e continuarão cumprindo suas penas. A operação segue com a análise de provas e poderá levar a novas prisões nos próximos dias.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.